Gamificação é um conceito em que se utilizam características de jogos a ambientes
que não fazem parte deste contexto. Sua aplicação tem como principal objetivo o
engajamento das pessoas a uma ideia ou negócio. A partir disto, a Universidade
Feevale projetou a Rede Teia, uma rede social educacional gamificada, voltada para
ambientes escolares, que disponibiliza aos alunos atividades e jogos lúdicos para
aprenderem e trocar conhecimentos com outros estudantes. A fim de aprimorar a
experiência de usuário na rede, tem-se buscado tornar a Rede Teia uma rede social
adaptativa. Para este fim, utilizam-se, dentre outras técnicas, sistemas de
recomendação, capazes de sugerir atividades e pessoas ao usuário, com base nas
características de seu perfil. Para este projeto, foi desenvolvido um módulo de
sistema de recomendação para a Rede Teia, capaz de recomendar atividades e
pessoas para o usuário seguir. O método de recomendação escolhido baseou-se no
software RecSim, e para definir o conteúdo a sugerir foi elaborado um modelo de
perfil gamificado para o usuário, com base em suas ações na Teia. O projeto foi
testado em um ambiente simulado, e aguarda liberações de acesso da Rede Teia
para concluir sua implantação. |