Esse trabalho tem como objetivo apresentar o uso de chatbots com processamento de
linguagem natural (PLN), utilizando os serviços do Watson da IBM. Os chatbots estão sendo
cada vez mais utilizados pelas grandes empresas para atender de maneira mais ágil os usuários,
reduzindo o tempo de espera entre os atendimentos e a necessidade de intervenção humana.
Desta forma, este trabalho busca resolver o problema atual no atendimento de clientes de um
software da empresa Safetech informática que é oferecido na modalidade de SAAS. Para isso,
foi desenvolvido neste trabalho um chatbot capaz de conversar com os usuários que possuem
dúvidas sobre o sistema. Para construção deste atendente foram utilizados os serviços do
Watson Assistant, Watson Natural Language Understanding e Watson Discovery da IBM,
integrados através do software desenvolvido utilizando diferentes tecnologias. Avaliamos o
desempenho do chatbot através da análise do histórico das conversas e com a aplicação de
questionários junto aos utilizadores do atendente desenvolvido. Os resultados obtidos foram
satisfatórios. Conforme os resultados, 65,2% dos usuários aprenderam alguma coisa utilizando
o sistema, e em relação as respostas, o chatbot respondeu corretamente 50% das perguntas. |