Neste projeto é abordada a relação da engenharia de software com a indústria de jogos, especificamente no contexto do desenvolvimento de imagens para jogos 2D que utilizam como estilo o pixel art. Embora existam várias ferramentas que auxiliam na construção de imagens bidimensionais, ainda há uma demanda grande da capacidade criativa do artista no que diz respeito ao primeiro estágio de concepção de uma figura. Um exemplo dessa dificuldade inicial ocorre ao desenhar novas poses para personagens existentes. Nesse sentido, nota-se que redes neurais têm sido usadas para resolver vários problemas envolvendo geração de imagens, sendo possível estudar e desenvolver uma forma de simplificar o desenvolvimento de novas posições para personagens utilizando este recurso computacional. A partir desse propósito, este trabalho tem como objetivo principal investigar, propor e implementar um processo de geração de imagens bidimensionais por meio de uma rede neural, aplicado no desenvolvimento de jogos com personagens em pixel art. O método para atingir essa proposta inicia com um estudo teórico das tecnologias disponíveis e das formas de integrá-las. A partir dessa investigação, é definido um processo gerador de imagens em pixel art utilizando redes neurais. Para validar essa proposta, o processo foi construído na prática e foram estabelecidas duas técnicas de comparação de imagens para verificar o grau de semelhança das imagens geradas em relação ao resultado ideal esperado. O processo se mostrou capaz de gerar imagens semelhantes ao esperado, com características de pixel art. Os resultados são promissores como versão inicial de imagem sob a qual o artista pode efetuar o desenvolvimento, e o processo definido poderá ser reproduzido em outros estudos a partir das diretivas que foram apresentadas. |