Trabalho de Conclusão
Título:DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO GAMIFICADO PARA APOIAR ENSINO E APRENDIZAGEM DO MANDARIM
Aluno:Chen Chun Keong
Semestre:2020/01
Situação:Anteprojeto
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Debora Nice Ferrari Barbosa
Avaliadores:Patrícia B. Scherer Bassani, Regina de Oliveira Heidrich
Documentos:Anteprojeto (liberado apenas para a banca)
Palavras-chave:Gamificação. Mandarim. Aplicativo móvel. Design Science Research
Resumo:

Com o aumento da procura por profissionais capacitados em língua chinesa, saber mandarim tornou-se um diferencial no Brasil. Por ser uma língua de origem totalmente diferente da língua portuguesa, a sua aprendizagem torna-se um desafio para pessoas que falam línguas de origem latina, como o Português. Para motivar e engajar as pessoas na aprendizagem de línguas começou a ser estudada a aplicação da gamificação nesta área. Gamificação é uma estratégia para trazer o poder do engajamento do jogo para um contexto fora dos jogos. Quando aplicada na educação tem a capacidade de tornar as aulas e disciplinas mais atraentes, produtivas e mais eficientes para os alunos e professores. No caso desta proposta, aplicativos para ensino de línguas se utilizam da gamificação para manter as pessoas aprendendo e se conectando uma com as outras em prol da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo a construção de um artefato, no caso um aplicativo móvel, utilizando os elementos da gamificação com o objetivo de oferecer apoio na aprendizagem da língua chinesa. Como metodologia será utilizada a Design Science Research (DSR), abrangendo todos os elementos necessários desde a concepção, teste e avaliação do artefato.

Link biblioteca:Não informado