Conforme artigo publicado pelo Boston Consulting Group (2020) entre outros, pode-se prever que a computação quântica possivelmente estará em aplicações no meio empresarial em até dez anos. Antevendo este mercado, grandes empresas como IBM, Google e Microsoft já estão investindo nesta tecnologia com o desenvolvimento de ferramentas para o manuseio de seus produtos. Perante este contexto, o ensino do assunto é imprescindível no ensino superior vinculado à computação. Na opinião de um professor do curso de Ciência da Computação na Universidade Feevale, atualmente a curva de aprendizagem - por parte dos seus respectivos alunos - no que tange ao compreendimento mínimo destas ferramentas é considerado elevado em função do tempo (três encontros) disponível em aula relacionado especificadamente à disciplina de Arquitetura de Computadores II. A observação desta realidade foi fundamental para a proposição de um ambiente prático de ensino/aprendizagem (learning by doing) que favoreça os alunos da disciplina em questão quando da apropriação de conceitos básicos relacionados à computação quântica. Para alcançar os objetivos propostos, irar-se aplicar de metodologias a pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo com base em pesquisa bibliográfica, levantamento e estudo de caso com discentes da disciplina supracitada; bem como, docentes dos colegiado do curso referido. Como instrumento de coleta de dados far-se-á uso de questionários/entrevistas de modo que seja possível verificar a aderência do protótipo. |