Em meio a um mercado globalizado, onde as empresas estão altamente competitivas, as informações assumem um papel fundamental no sucesso das corporações. A organização e a recuperação de informações relevantes e precisas proporcionam resultados positivos quando transformados em conhecimento. Para isso, empresas têm adotado ferramentas de portais corporativos apoiados na gestão de conteúdo como uma forma de descentralização e disseminação de informações. Os portais corporativos assumiram o papel de protocolo comum nas empresas, centralizando e compartilhando estas informações de forma personalizada a seus usuários. Estas ferramentas necessitam também estarem preparadas para receber conteúdos oriundos de diferentes fontes de dados, além de permitir ao usuário a obtenção das informações no momento em que precise, pois só assim poderá se adquirir alguma vantagem com a recuperação destas informações. Através do estudo e da implementação de algoritmos de Filtragem Colaborativa e Filtragem Baseada em Conteúdo, aplicadas de maneira combinada, foi possível propor uma solução para a recuperação de informações a usuários de um Portal Corporativo. A técnica utilizada mostrou-se eficiente, podendo gerar recomendações balanceadas e de qualidade para seus usuários. |