A gestão por projetos tem se apresentado como uma forma muito eficaz de acompanhar o ritmo cada vez mais acelerado de mudanças nos dias de hoje, pois permite uma adaptação rápida das empresas às novas realidades. Neste contexto, um novo conceito começa a ganhar mais espaço nos organogramas das empresas: o escritório de projetos. Diversos sistemas buscam oferecer o suporte a projetos, mas cabe questionar se eles efetivamente permitem um controle de todo o processo: desde a proposição de um novo projeto, sua análise e aprovação, gerenciamento e acompanhamento de sua execução, até a avaliação de seus resultados, estabelecendo comparativos com os de outros e permitindo a tomada de decisão quanto à sua continuidade ou não. Sendo assim, este trabalho aborda conceitos e ferramentas na área de gerenciamento de projetos, visando compreender o suporte e o controle oferecido, destacando as atribuições e o papel do escritório de projetos nas organizações. O trabalho pretende propor um modelo de solução que seja capaz de gerenciar e automatizar aspectos inovadores pertinentes às atribuições de um escritório de gerenciamento de projetos. |