Trabalho de Conclusão
Título:Proposta da Modelagem de Faces Virtuais baseadas em um Modelo 3D Genérico
Aluno:Marcelo Martini
Semestre:2006/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Marta Rosecler Bez
Avaliadores:Alexandre de Oliveira Zamberlam, Rodrigo Rafael Villarreal Goulart
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1, Texto final TC2
Palavras-chave:VRML, MPEG-4, Modelagem Facial, Faces.
Resumo:

A face humana possui várias particularidades que nos permitem reconhecer uma pessoa entre outras, além de representar, através de suas expressões, o estado emocional de um indivíduo. Unida a essas características, a face ainda apresenta um formato muito irregular, dificultando a sua representação virtual. A modelagem facial está ligada à computação gráfica e a visualização científica, trabalha no desenvolvimento de objetos tridimensionais capazes de simular a face humana, bem como suas expressões, fala e outros movimentos característicos. Pode-se citar como aplicações desta área de estudos a interação homem-máquina, videoconferência, indústria cinematográfica, sistemas de segurança, etc. Através do padrão MPEG-4, são determinadas as coordenadas dos pontos de controle que identificam as características da face. A linguagem VRML (Virtual Reality Modelling Language) é utilizada para a criação do ambiente virtual onde, sobre um modelo (malha de polígonos) é colada a textura, fontes de luz e superfícies provenientes das imagens originais. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo propor a modelagem virtual de uma face humana, a partir de uma estrutura 3D genérica, buscando o realismo através do mapeamento e aplicação de texturas obtidas das imagens reais.

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