Trabalho de Conclusão
Título:e-MEG GROUP - Proposta de modelo de Data Mart: uma aplicação prática na análise dos dados do e-MEG Auto-avaliação
Aluno:João Batista Goncalves de Brito
Semestre:2009/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Roberto Scheid
Avaliadores:Edvar Bergmann Araujo, Sandra Teresinha Miorelli
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1, Texto final TC2
Palavras-chave:Modelo de Excelência da Gestão (MEG). e-MEG Auto-Avaliação. Sistema de Avaliação FNQ (SA FNQ). Data Mart (DM). Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Resumo:

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) almeja que as organizações adotem os melhores modelos de gestão com origem em ambientes competitivos e de resultados comprovadamente positivos. Por isso, divulga o conceito de Excelência para definir um estágio superior de qualidade de gestão nas empresas. Este conceito tem como base os Fundamentos da Excelência em Gestão, que expressam fatores reconhecidos internacionalmente como referência de qualidade. Dessa forma, a FNQ constitui o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) como um modelo sistêmico que considera a estruturação e o alinhamento dos componentes de gestão sob a ótica de um sistema. O MEG, por sua vez, é dividido em 8 (oito) Critérios de Excelência que são chamados de Critérios de Avaliação para compor a ferramenta Sistema de Avaliação da Fundação Nacional da Qualidade (SA FNQ), utilizada no processo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Com o propósito de facilitar o processo de preparo das organizações para o PNQ, a FNQ informatizou o SA FNQ através do software e-MEG Auto-Avaliação (e-MEG AA), o qual permite que as empresas cadastrem suas práticas de gestão e exercitem o processo de avaliação internamente. Os dados informados no e-MEG AA compreendem aspectos relacionados aos processos gerenciais e resultados organizacionais de cada empresa, sendo assim de caráter privado ou para uso exclusivo da FNQ. Mas se um conjunto de organizações se reunisse para compor um repositório centralizado, estes dados poderiam gerar análises relacionadas aos padrões e tendências das organizações, acompanhamento dos resultados ou até a promoção de ações que contribuam para a melhoria deste grupo. Para possibilitar essa tarefa, existem ferramentas que organizam esses dados em informação, como, por exemplo, Data Mart (DM). Assim, este trabalho tem por objetivo propor um modelo de DM, denominado e-MEG GROUP, para com isso configurar um repositório amplo, flexível e organizado no qual grupos organizacionais possam extrair informações que contribuam para melhoria da qualidade de suas empresas. Para validação do modelo serão utilizados os softwares Mondrian e Jpivot, promovendo dessa forma uma aplicação prática da proposta deste trabalho.

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