Com a diversificação dos sistemas de informação das empresas, gerada pelo número de soluções tecnológicas no mercado para resolver um mesmo problema, a integração e o gerenciamento dos usuários com os aplicativos não vêm ocorrendo em sua totalidade. As soluções até então utilizadas, aumentaram a eficiência das empresas, mas pelo fato de cada uma delas trazer consigo um pacote específico de programas em cada segmento, acabaram dificultando a ação do administrador na gestão por processos de negócios. Nesse sentido, outra barreira é a não possibilidade de monitoração de processos mais longos; aqueles que ocorrem interna e externamente (fornecedores, parceiros, etc). Por isso, algumas empresas cada vez mais vêem a integração e o gerenciamento de processos ponta-a-ponta como o próximo passo para alcançarem maior produtividade. Isso demanda um novo tipo de solução através de uma melhora no gerenciamento e controle de seus processos de negócios. Essa solução é denominada Business Process Management (BPM). O BPM, através de uma Camada de Processo Independente, gerencia o fluxo de cada atividade em diferentes sistemas e usuários, o que proporciona uma ampla e clara visão de cada etapa do processo, melhorando o controle e gerenciamento dos mesmos. A solução é modelada através da notação Business Process Management otation (BPMN), sendo executada pela linguagem Business Process Execution Language (BPEL). A solução BPM será apresentada neste trabalho como forma de integração dos sistemas de informação de uma empresa calçadista a fim de possibilitar melhorarias no gerenciamento, no controle e na otimização dos processos essenciais de seus negócios. |