Trabalho de Conclusão
Título:MINERAÇÃO DE DADOS PARA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE MARKETING EM AMBIENTE ACADÊMICO
Aluno:Ingo Jost
Semestre:2009/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Juliano Varella de Carvalho
Avaliadores:Carlos Sergio Schneider, Edvar Bergmann Araujo
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1, Texto final TC2
Palavras-chave:Data Mining. Técnicas de Classificação. Marketing de precisão. Mapeamento de Perfis
Resumo:

Este trabalho apresenta o projeto que visa utilizar a área de Data Mining, disseminada nos mais diversos segmentos, utilizada por empresas que buscam descobrir o conhecimento que se encontra oculto em suas próprias bases de dados a fim de possibilitar um diferencial a seus concorrentes, criando, desta forma, uma aplicação destinada a uma instituição de Ensino Superior. A base de dados desta instituição é composta por informações de vestibulandos, como município de residência, renda familiar, sexo, idade, entre outros. Dentre as diversas técnicas de Data Mining, a que será utilizada é a de Classificação, que possui diferentes algoritmos, em que os dados serão tratados e após a aplicação desses algoritmos, serão classificados em perfis pré-definidos. O objetivo é encontrar relação entre os perfis de vestibulandos com a demanda por cursos. Assim, espera-se que, com o conhecimento adquirido, seja possível ao departamento de Marketing adotar práticas direcionadas a áreas ou cursos, com o objetivo de atrair mais alunos à instituição, o que seria um diferencial em um mercado cada dia mais disputado.

Link biblioteca:Não informado