Trabalho de Conclusão
Título:MÓDULO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS DE EXAMES MÉDICOS PARA APLICAÇÃO EM SOFTWARE DE ENSINO DE MEDICINA
Aluno:Regis Leandro Sebastiani
Semestre:2009/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Marta Rosecler Bez
Avaliadores:Gilda Aparecida de Assis, José Garibaldi de Carvalho
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1, Texto final TC2
Palavras-chave:Computação gráfica. Processamento de imagens digitais. Ensino de medicina. Algoritmos.
Resumo:

De encontro às alterações nas diretrizes curriculares para os cursos de graduação em medicina no Brasil, publicados pelo Conselho Nacional de Educação, foi desenvolvido o projeto AMPLIA, um ambiente multiagente de aprendizagem que tem como principal objetivo simular e aumentar o contato dos alunos com práticas reais do dia-a-dia de um médico. No sistema, um especialista consegue criar casos clínicos, que na maioria das vezes são reais, inserindo sintomas de uma determinada enfermidade. Estes são apresentados aos alunos com o objetivo dos mesmos identificarem, com seus conhecimentos previamente adquiridos e através da interação com o sistema, de qual enfermidade aquele caso está tratando e assim, aprimorar seus conhecimentos. Em dias onde os exames médicos por imagens, como o Raio X, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, são cada vez mais comuns nos centros médicos, notou-se que o AMPLIA não oferece suporte a este importante recurso utilizado na medicina. Com o avanço rápido dos recursos computacionais disponíveis, e através do estudo de trabalhos correlatos, observou-se ser viável o desenvolvimento de um módulo de computação gráfica com a finalidade de disponibilizar ao especialista, ferramentas que o auxiliem na extração de informações relevantes dos exames por imagens, e assim, complementar os casos clínicos apresentados aos alunos, que atualmente são puramente textuais. O módulo proposto foi construído utilizando-se de algoritmos de processamento de imagens digitais, como rotinas de pré-processamento, detecção de bordas, binarização e segmentação. Acredita-se que com este módulo, que complementa o sistema já existente, os alunos poderão exercitar e aperfeiçoar ainda mais os seus conhecimentos e desenvolver, cada vez mais, o seu raciocínio diagnóstico, preparando-se mais para enfrentar as situações vividas diariamente nos centros clínicos.

Link biblioteca:Não informado