A aceleração das mudanças tecnológicas, a globalização e a reestruturação demercados são fatores que tem exigido que as empresas identifiquem oportunidadese ameaças no ambiente externo, de modo que tenham condições de se manteremcompetitivas no mercado em que atuam. É neste contexto, que surge o conceito deInteligência Competitiva, cujo objetivo é o monitoramento do ambiente externofornecendo aos tomadores de decisão respostas rápidas sobre os movimentos domercado. Desta forma, a informação configura-se como um componente essencialaos processos de tomada de decisão.Sendo a Inteligência Competitiva (IC) fundamentada na informação, aTecnologia da Informação (TI) aparece como grande facilitadora no desenvolvimentodesta disciplina. Na bibliografia pesquisada, bem como nos estudos realizados poruniversidades, observa-se que no Brasil há ainda muito o que se desenvolver nosentido de utilizar a Tecnologia da Informação como alicerce para implantação deprogramas de Inteligência Competitiva nas empresas.O desenvolvimento da TI pode representar uma força para os programas de ICna medida em que permitem aumentar a capacidade de armazenamento,processamento e distribuição de informações de forma rápida, eficiente e a custosmenores. Porém, muitas empresas brasileiras ainda não incorporaram a IC nemmesmo à sua cultura e, menos ainda, dedicam suporte tecnológico a ela.Diante deste cenário, constata-se que é necessária uma mudança deparadigma por parte de muitas empresas, face ao acirramento da concorrência e daglobalização dos mercados. Este trabalho pretende, através do projeto de umSistema Computacional de Inteligência Competitiva, não só desenvolver umaproposta de ferramenta tecnológica que dê suporte à operacionalização da IC,baseada nos critérios aplicados por Fuld & Company em sua metodologia deavaliação de softwares, mas, também, contribuir para a difusão dos conceitos e odesenvolvimento desta disciplina. |