Trabalho de Conclusão
Título:APLICATIVO FACEBOOK COMO MEIO PARA ANALISAR SEGUIDORES DA EMPRESA SECULLUM SOFTWARES
Aluno:Luiz Eduardo Cezar
Semestre:2014/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Adriana Neves dos Reis
Avaliadores:Gabriel da Silva Simões, Roberto Affonso Schilling
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2
Palavras-chave:Marketing de relacionamento, Facebook, aplicativo, seguidores
Resumo:

O uso das redes sociais no cotidiano das pessoas vem se tornando cada vez mais frequente. Com essas, é possível manter contato com um número maior de pessoas de maneira rápida e paralela. Empresas têm percebido essa movimentação e têm utilizado esses mesmos canais para promover ações de marketing e manter relacionamento com os seus clientes. O Facebook, com cerca de 65 milhões de usuários brasileiros, proporciona um ambiente ideal para a exploração por estas empresas que desejam maior interação com seus clientes, tanto no que diz respeito à quantidade de pessoas, quanto às ferramentas que ele proporciona se relacionar com seus utilizadores. Entretanto, nem todas as alternativas oferecidas pelo Facebook permitem um relacionamento entre a empresa e seus seguidores de modo que a beneficie. Muitas vezes, o investimento realizado por ela em ações de marketing pode trazer resultados numericamente expressivos, porém de baixo impacto, pois graças ao alto volume de participantes da rede social, muitos são atingidos pela ação, mas poucos criam um relacionamento duradouro e fiel a partir desta. A empresa Secullum Softwares utiliza o Facebook para realizar suas ações de Marketing, porém, observa que as mesmas não geram interações com seu público chave. Com isso, este trabalho tem o objetivo de desenvolver um aplicativo Facebook para a Secullum Softwares que apoie, tanto as interações com o seu público chave, quanto monitore qualitativamente seus dados. Para isso, foi estudado o material de desenvolvimento oferecido pelo Facebook a fim de conhecer suas possibilidades, e após isso, levantado junto à empresa quais informações eram necessárias para melhor identificação de seus seguidores. Ao analisar os dados coletados, foi percebido que atualmente, a maioria de seus seguidores se identificam como revendedores, e que ela possui pouco contato com os usuários de seus softwares. Também foi constatado que, apesar de não aumentar a quantidade de seguidores, o aplicativo possibilita a empresa manter relacionamento com seu público chave. No final do estudo, foram propostas melhorias que contribuirão para o relacionamento da empresa com seus clientes.

Link biblioteca:Não informado