Trabalho de Conclusão
Título:INTERAÇÃO TECNOLÓGICA ENTRE MOTORISTAS E TRANSPORTADORAS UTILIZANDO APLICATIVO MÓVEL
Aluno:Gustavo Spiering
Semestre:2015/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Gabriel da Silva Simões
Avaliadores:Carlos Sergio Schneider, Roberto Affonso Schilling
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2
Palavras-chave:Motorista e Transportadora. Recomendação. Reputação. Geolocalização. Aplicativo móvel.
Resumo:

Atualmente o sistema de transportes de cargas é imprescindível ao mercado. Caso ocorra a falta de planejamento e controle neste serviço, há o risco iminente na capacidade de acompanhar o crescimento da demanda, gerando um possível colapso ao mercado. Um estudo sobre o transporte de cargas no Brasil indica que qualquer tipo de melhoria no setor de transportes de carga, reflete diretamente nos estoques das empresas, sendo que este é mantido devido às ineficiências do transporte de cargas, o estudo ainda aponta que ferramentas de tecnologia da informação são pouco utilizadas no setor, sendo consideradas extremamente importantes para viabilizar ganhos na produtividade e melhoria na qualidade do serviço prestado. Com a intenção de suprir essas necessidades do setor de transportes, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo móvel, com a intenção de viabilizar ganhos na produtividade e melhorar a qualidade do setor, através da aplicação de ferramentas da tecnologia da informação que empregam técnicas de recomendação, obtenção de reputação e geolocalização, proporcionado interações tecnológicas entre os usuários que realizam o transporte de cargas. Através do protótipo de aplicativo móvel, denominado FreteSys, os usuários motoristas e das transportadoras realizaram interações tecnológicas. A melhoria na produtividade foi possível através da disseminação das informações, o aplicativo centraliza as ofertas de cargas e de veículos disponíveis para realizar o transporte, principalmente recomendando itens confiáveis aos usuários. A melhoria da qualidade do serviço é atribuída ao controle e obtenção de reputação, incentivando os usuários a realizar corretamente o serviço prestado, possibilitando interações entre usuários que não se conhecem, devido ao fato da boa reputação ser vista como sinal de confiança.

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