Trabalho de Conclusão
Título:APLICATIVO ANDROID COMO ALTERNATIVA NA COMUNICAÇÃO DE AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO
Aluno:Rafael Gomes Benedetti
Semestre:2015/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Regina de Oliveira Heidrich
Avaliadores:Debora Nice Ferrari Barbosa, Patrícia B. Scherer Bassani
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2
Palavras-chave:Autismo. Comunicação Alternativa e Ampliada. Aplicativo. Android.
Resumo:

Ainda sabemos muito pouco sobre o Autismo, entretanto, o aumento significativo de indivíduos diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista), ano após ano, vem preocupando a todos. A comunicação com pessoas autistas não é tarefa fácil, principalmente os ecolálicos e não-verbais. Desde os anos 80 já se utilizava pranchas de desenho como forma de comunicação alternativa, destinada a pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. Com o advento da internet e computadores pessoais, essas pranchas passaram a ser digitais, disseminado sua utilização e tornando-as mais acessíveis a todos. Hoje em dia, já é possível encontrar ferramentas desta área disponíveis para tablets e smartphones. Porém, as soluções encontradas no mercado não possuem forte aderência em pessoas com autismo de grau severo, onde a comunicação entre o indivíduo e seus responsáveis é quase nula. Um dos problemas observados, é a complexidade dos aplicativos, exageradamente completos e carregados de funcionalidades desnecessárias. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma solução mobile para a plataforma Android, gratuita e totalmente em português, simples e objetiva, direcionado especialmente para autistas ecolálicos ou não-verbais, capaz de suprir necessidades mínimas de comunicação diária, substituindo aplicativos tradicionais de comunicação alternativa. Quanto a metodologia do trabalho, trata-se de um estudo de caso que busca a solução de um problema específico, de natureza aplicada com abordagem qualitativa.

Link biblioteca:Não informado