Trabalho de Conclusão
Título:Gerenciamento dos Níveis de Serviços de TI alinhados ao Planejamento Estratégico
Aluno:Alexssandro André Gottschalk
Semestre:2006/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Roberto Scheid
Avaliadores:Eduardo Pretz, Edvar Bergmann Araujo
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1, Texto final TC2
Palavras-chave:Terceirização, Planejamento Estratégico, Indicadores, Balanced Scorecard, Acordos de Nível de Serviço, Gerenciamento de Níveis de Serviço, Nagios.
Resumo:

Cada vez mais, as empresas estão dependentes de serviços de TI. Em função desta dependência, elas precisam garantir que os serviços prestados sejam adequados às necessidades empresariais. Para tal, são exigidas dos prestadores, garantias de níveis de serviços, isso pode ser feito através da criação de Acordos de Níveis de Serviço ou, em inglês, Service Level Agreement (SLA). Nestes acordos, além de constarem os serviços a serem prestados, existem também os níveis mínimos aceitáveis dos mesmos para a empresa que recebe o serviço. É imprescindível que se possam medir os níveis dos serviços prestados. A empresa que recebe o serviço precisa saber se ele é realmente realizado conforme foi acordado no SLA. Para isso, faz-se uso de uma ferramenta para gerenciamento dos níveis de serviços, também chamada de Service Level Management (SLM). Com este fim, normalmente é utilizado um software onde são registrados os serviços, seus métodos de medição, seus níveis mínimos que constam na SLA e os registros de ocorrências destes serviços. Os resultados das medições são apresentados na forma de relatórios. Para que se possa verificar se os serviços medidos estão atendendo ao planejamento estratégico da empresa, é indispensável que os indicadores utilizados para medir estes níveis apresentem resultados que possam mostrar se aquele serviço atende (se é pertinente) ou não à determinada estratégia da empresa. A fim de alcançar o objetivo de alinhar os recursos existentes na TI com o planejamento estratégico da empresa, este trabalho tem por objetivo apresentar uma solução de gerenciamento dos serviços de rede da empresa, com a utilização do software Nagios, alinhando os indicadores utilizados ao planejamento estratégico da empresa.

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