A medida que se analisa o processo educativo é possível identificar um tema fundamental, o processo de avaliação. Por toda sua importância no processo de ensino aprendizagem, ele é alvo de muitos estudos e fomenta calorosas discussões entre os especialistas e profissionais da área. Apesar de todos os debates, ainda não há um consenso da melhor forma e instrumento de avaliar. No entanto, fora do âmago das discussões, no cenário escolar atual, avaliar é fundamental. Nesta perspectiva, especialistas afirmam que a correção em tempo hábil de exercícios e avaliações dos alunos é essencial para seus estudos, porém, a rotina de trabalho exaustiva, com numerosas turmas com muitos alunos, pode comprometer a boa realização desta tarefa por parte dos professores. Desta forma, este trabalho tem como objetivo a criação de um software para contribuir no processo de avaliação da aprendizagem. A proposta prevê o desenvolvimento de uma plataforma para a criação, aplicação e correção automática de diversos tipos de avaliações, considerando também a geração de informações para auxiliar na gestão deste processo. A construção do software utilizará conceitos de agentes de software e sistemas multiagentes para tornar o processo de avaliação uma experiência mais positiva para os atores envolvidos |