O Scrum é uma abordagem ágil amplamente utilizada no meio profissional e objeto de estudo da Engenharia de Software. Composto por um conjunto de práticas, seu propósito é auxiliar equipes na entrega de produtos de algo valor a seus clientes. Sua utilização no meio acadêmico, entretanto, é algo pouco explorado, situação que este trabalho identificou como uma oportunidade. O contexto escolhido para investigar essa possibilidade foi a pesquisa científica na Ciência da Computação, pois, além de ambos os cenários envolverem o desenvolvimento de soluções para problemas, há também a preocupação que pesquisas nesta área representem apenas avanços tecnológicos, sem destacar o caráter científico. Uma vez que as práticas do Scrum não têm o aporte necessário para mitigar esse tipo de problema, optou-se por agregar também o método Design Science Research (DSR), opção científica que articula prática e teoria. Assim, o objetivo estabelecido para o trabalho é a construção de um artefato utilizando elementos do Scrum e do método DSR que apoie a construção científica na Ciência da Computação, explorando a oportunidade de aproximar a abordagem ágil ao meio acadêmico e auxiliando a evidenciar o caráter científico destas produções. Ao longo da pesquisa foram elencados requisitos e critérios de aceitação para a solução, estabelecendo parâmetros para uma solução satisfatória. A etapa de avaliação foi realizada com foco nestas definições, além de verificar a utilidade prática do artefato e a sua aceitação por outros pesquisadores. Por fim, propõem-se o uso do C3 Framework para guiar a construção de pesquisas científicas da Ciência da Computação, sejam elas individuais ou em grupos multidisciplinares, contribuindo para destacar o rigor, relevância e contribuições, além de servir como exemplo da aplicação do Scrum a outros cenários. |