Trabalho de Conclusão
Título:Automação de processos de comunicação e informação entre o cliente e a empresa de negócios digitais
Aluno:Fabio Schunke
Semestre:2017/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Roberto Scheid
Avaliadores:Adriana Neves dos Reis, José Garibaldi de Carvalho
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2
Palavras-chave:Workflow. Gestão empresarial. Processos. Cliente. Sistema.
Resumo:

Hoje em dia as empresas continuamente alteram seus processos de trabalho e estruturas organizacionais buscando as melhores formas de gerenciarem seus negócios e técnicas adequadas que deem suporte aos seus negócios. Por causa desse dinamismo, possuem um grande problema pois se torna muito difícil acompanhar este cenário e criar soluções sistemáticas na velocidade necessária para dar apoio à operação. Muitas corporações estão solucionando este tipo de problema através de empresas que desenvolvem softwares. Existem ferramentas que automatizam processos, correlacionando tarefas individuais, qualificando a comunicação entre os colaboradores e os clientes, documentando atividades e procurando estabelecer um fluxo de trabalho que não seja engessado para garantir a qualidade, performance e segurança acordados com o cliente. Contudo, nota-se uma carência em produtos que facilitam a comunicação entre a corporação e o cliente de forma que os processos internos (funcionários) vinculados aos processos externos (clientes) sejam de fácil acesso para os gestores e pessoas que ocupam seu tempo analisando dados e indicadores de suas empresas. A partir dessa realidade, delineou-se o seguinte problema de pesquisa para este TCC: seguindo as técnicas de workflow - com base nas boas práticas da metodologia Scrum - como podem ser automatizados os processos que necessitam interação entre o cliente e a empresa de negócios digitais focada em desenvolvimento web/mobile e marketing? Tem-se como objetivo modelar um sistema online que permita a automatização dos processos de comunicação (com ênfase no cliente), buscando diminuir o tempo de inatividade em etapas como criação de layout e desenvolvimento; bem como verificar o quanto isto interfere na qualidade do serviço prestado. Por meio de pesquisa-ação, será analisada uma empresa localizada no Vale do Rio dos Sinos (RS), sendo utilizado um questionário como coleta de dados.

Link biblioteca:Não informado