Trabalho de Conclusão
Título:DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA GAMIFICADA PARA O ENSINO DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
Aluno:Jonata Daniel Becker
Semestre:2018/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Marta Rosecler Bez
Avaliadores:Debora Nice Ferrari Barbosa, Gabriel da Silva Simões
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2
Palavras-chave:Processamento digital de imagens, aprendizagem, ensino, gamificação
Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar o desenvolvimento de módulos para a ferramenta VISNode, visando uma ferramenta para o aporte ao ensino na área de processamento digital de imagens (PDI). O VISNode é uma ferramenta para prototipação de técnicas de PDI, que faz uso de nodos e suas conexões para representar técnicas e suas ligações. Foram utilizados conceitos de gamificação para incentivar os estudantes, também foram disponibilizados materiais teóricos para complementar o aprendizado. O que motiva a realização dessa pesquisa é a possibilidade de construir uma ferramenta que possa auxiliar estudantes de PDI a conhecer e entender melhor esta disciplina. A presente investigação busca responder a seguinte questão problematizadora: O uso de uma ferramenta de ensino, utilizando como base elementos da gamificação, contribui para o ensino da disciplina de Processamento Digital de Imagens? Considera-se a hipótese de que abordagens como gamificação podem auxiliar estudantes a se manterem motivados e envolvidos com o processo de aprendizagem, e que ferramentas para o ensino proporcionam um ambiente de simulação e prototipação, servindo como mecanismo para o estudante aplicar na prática aquilo que ele aprendeu na teoria. Foi optado pela metodologia de pesquisa científica de natureza quantitativa, do tipo exploratória, com origem de dados bibliográficos/documentais, com local de realização em campo sob o prisma epistemológico do \\textit{Design Science Research}. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários. O resultado obtido com essa pesquisa foi o desenvolvimento de uma ferramenta para o aporte ao ensino de PDI, muito bem avaliada pelos estudantes no decorrer de um semestre na disciplina de PDI.

Link biblioteca:Não informado