Trabalho de Conclusão
Título:MÓDULO DE RECOMENDAÇÃO PARA REDE SOCIAL EDUCACIONAL GAMIFICADA TEIA
Aluno:Filipe de Leão Beck
Semestre:2018/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Debora Nice Ferrari Barbosa
Avaliadores:Paulo Ricardo Muniz Barros, Regina de Oliveira Heidrich
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2
Palavras-chave:Gamificação. Sistemas de Recomendação. Rede Social Gamificada. Rede Teia. RecSim
Resumo:

Gamificação é um conceito em que se utilizam características de jogos a ambientes que não fazem parte deste contexto. Sua aplicação tem como principal objetivo o engajamento das pessoas a uma ideia ou negócio. A partir disto, a Universidade Feevale projetou a Rede Teia, uma rede social educacional gamificada, voltada para ambientes escolares, que disponibiliza aos alunos atividades e jogos lúdicos para aprenderem e trocar conhecimentos com outros estudantes. A fim de aprimorar a experiência de usuário na rede, tem-se buscado tornar a Rede Teia uma rede social adaptativa. Para este fim, utilizam-se, dentre outras técnicas, sistemas de recomendação, capazes de sugerir atividades e pessoas ao usuário, com base nas características de seu perfil. Para este projeto, foi desenvolvido um módulo de sistema de recomendação para a Rede Teia, capaz de recomendar atividades e pessoas para o usuário seguir. O método de recomendação escolhido baseou-se no software RecSim, e para definir o conteúdo a sugerir foi elaborado um modelo de perfil gamificado para o usuário, com base em suas ações na Teia. O projeto foi testado em um ambiente simulado, e aguarda liberações de acesso da Rede Teia para concluir sua implantação.

Link biblioteca:Não informado