Trabalho de Conclusão
Título:DESENVOLVIMENTO DE UM CHATBOT PARA ATENDIMENTO COM O WATSON
Aluno:Tiago Luis Steil
Semestre:2019/01
Situação:TC II
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Rodrigo Rafael Villarreal Goulart
Avaliadores:Juliano Varella de Carvalho, Ricardo Ferreira de Oliveira
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 (liberado apenas para a banca)
Palavras-chave:Chatbots. Watson. IBM. Processamento de Linguagem Natural. DeepQA.
Resumo:

Esse trabalho tem como objetivo apresentar o uso de chatbots com processamento de linguagem natural (PLN), utilizando os serviços do Watson da IBM. Os chatbots estão sendo cada vez mais utilizados pelas grandes empresas para atender de maneira mais ágil os usuários, reduzindo o tempo de espera entre os atendimentos e a necessidade de intervenção humana. Desta forma, este trabalho busca resolver o problema atual no atendimento de clientes de um software da empresa Safetech informática que é oferecido na modalidade de SAAS. Para isso, foi desenvolvido neste trabalho um chatbot capaz de conversar com os usuários que possuem dúvidas sobre o sistema. Para construção deste atendente foram utilizados os serviços do Watson Assistant, Watson Natural Language Understanding e Watson Discovery da IBM, integrados através do software desenvolvido utilizando diferentes tecnologias. Avaliamos o desempenho do chatbot através da análise do histórico das conversas e com a aplicação de questionários junto aos utilizadores do atendente desenvolvido. Os resultados obtidos foram satisfatórios. Conforme os resultados, 65,2% dos usuários aprenderam alguma coisa utilizando o sistema, e em relação as respostas, o chatbot respondeu corretamente 50% das perguntas.

Link biblioteca:Não informado