O sonho de se tornar jogador de futebol começa ainda quando criança. Entretanto, a realização do mesmo passa por um processo bastante longo e restrito denominado categorias de base, onde existem mais de 40000 jogadores disputando apenas 2700 vagas nas principais competições brasileiras. Para o desenvolvimento destes futuros jogadores procede-se com diversas avaliações, entre elas as técnicas e táticas, originando informações referentes ao seu desempenho. O problema norteador desta pesquisa consiste em verificar se é possível através de um sistema gamificado melhorar o desempenho de atletas das categorias de base do futebol em avaliações técnicas e táticas? Para alcançar os objetivos propostos, empregou-se metodologias definidas pelos autores Prodanov e Freitas, de natureza aplicada com cunho qualitativo e quantitativo de forma exploratória através dos procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental, levantamento e estudo de caso. Por conseguinte, aplicou-se técnicas de questionário como ferramentas para a obtenção dos dados, tendo por finalidade verificar a viabilidade de utilização do sistema em um grande clube de futebol da primeira divisão do futebol brasileiro. |