O avanço da tecnologia, observado no século 21, modificou significativamente a vida cotidiana
das pessoas, transformando a forma como se comunicam, aprendem e interagem. A inserção
crescente das novas tecnologias na sociedade tem gerado mudanças profundas, especialmente
em como aprendemos. Diante desse contexto, percebe-se que a aprendizagem informal
desempenha um papel crucial na experiência de aprendizado, influenciada pela constante
evolução tecnológica. No entanto, as transformações digitais afetam diferentes gerações de
maneiras distintas, e a abundância de informações disponíveis online nem sempre resulta em
uma melhoria na qualidade da aprendizagem, frequentemente devido à falta de atenção em meio
a várias distrações virtuais. Considerando a importância da atenção na aprendizagem e a
necessidade de contextualização e reorganização do pensamento diante das experiências
vividas, este trabalho propõe a construção de uma ferramenta de autoria multidisciplinar. Essa
ferramenta, com características visuais semelhantes a um álbum de figurinhas, visa estimular a
aprendizagem de forma lúdica, podendo ser utilizada, além dos ambientes de ensino
tradicionais. A ferramenta proposta desafia os usuários a associar imagens a tópicos descritivos,
proporcionando uma experiência de aprendizado interativa. Além disso, busca-se criar um
ambiente que incentive a participação ativa dos aprendizes, permitindo que desenvolvam suas
habilidades cognitivas e de resolução de problemas de forma autônoma. Ao utilizar uma
abordagem baseada em ferramentas de autoria, pretende-se fornecer aos usuários uma
plataforma acessível e amigável, que lhes permita criar e explorar conteúdos educacionais de
maneira dinâmica e personalizada. Almeja-se promover uma aprendizagem significativa e
adaptada às necessidades de contextos distintos. Portanto, este trabalho visa contribuir para a
melhoria da qualidade da aprendizagem, aproveitando os recursos oferecidos pelas novas
tecnologias para criar um ambiente inovador e motivador. |