Trabalho de Conclusão
Título:CRIAÇÃO E ANÁLISE DE UM MÉTODO DE ATENDIMENTO BASEADO NA SERVITIZAÇÃO E MODULARIZAÇÃO DE SERVIÇOS, COMO FORMA DE DIFERENCIAÇÃO E AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DE UMA EMPRESA DA INDÚSTRIA QUÍMICA
Aluno:Arthur Habigzang de Lima
Semestre:2017/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Fabiano de Lima Nunes
Avaliadores:Fabio Antonio Sartori Piran, Jefferson Dobner Sordi, Ricardo Gazzana Schneider
Documentos:Nenhum
Palavras-chave:Estratégia de negócio. Critérios competitivos. Modularização de serviços. Servitização.
Resumo:

O alto nível de competitividade apresentado no atual cenário empresarial é preocupação constante para as organizações. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo a criação e análise de um método de atendimento baseado na servitização e modularização de serviços, como forma de diferenciação e aumento da competitividade de uma empresa da indústria química, sendo o setor calçadista o de maior atuação e representatividade no faturamento da mesma. Para alcançar este objetivo, foram pesquisados os conceitos de estratégias modernas utilizadas na indústria, como base para o referencial teórico. Para criação do método, foi identificado um ponto de melhoria no processo de atendimento da empresa. Três diretores da empresa em que se realizou a pesquisa foram entrevistados para avaliação do mesmo. A metodologia aplicada na condução dessa pesquisa foi a Design Science Research, além da utilização do Text Mining para análise das entrevistas de validação. O método resultante do desenvolvimento deste trabalho considerado satisfatório e considerado pelos diretores entrevistados uma inovação, principalmente para o maior segmento de atuação da empresa. A proximidade dos clientes, a organização dos processos e o atendimento diferenciado foram pontos positivos apontados por eles. Como ponto crítico, destaca-se a dificuldade de implantação do método. Acredita-se que a empresa estaria proporcionando vantagens e benefícios exclusivos para seus clientes, criando desta forma, um diferencial competitivo.

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