Trabalho de Conclusão
Título:O planejamento estratégico como ferramenta aplicada na expansão comercial de uma loja de auto-peças no Vale dos Sinos
Aluno:JOÃO LUCAS MARTINS
Semestre:2015/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Ricardo Gazzana Schneider
Avaliadores:Regina Canovas Teixeira, Sidnei Lopes Dias
Documentos:Nenhum
Palavras-chave:planejamento estratégico / ferramentas estratégicas / auto-peças
Resumo:

A criação de um plano de planejamento estratégico é um passo importante para se ter um diferencial competitivo nos dias de hoje. É nele que se apresenta à empresa todos os seus pontos fortes e fracos, bem como, todas as oportunidades e ameaças do ambiente externo. A sua importância é fundamental para o desenvolvimento da organização, com o intuito de auxiliar na gestão estratégica e na tomada de decisão, com indicadores na busca de uma visão de futuro. O planejamento estratégico é uma ferramenta de aplicação a longo prazo e flexível, que deve contar com a colaboração de todos os envolvidos no processo, visando alcançar os objetivos traçados. O objetivo deste trabalho é estudar o planejamento estratégico e aplicá-lo como ferramenta, visando à expansão de mercado de uma loja de auto peças. Para o seu desenvolvimento foi utilizada a ferramenta de análise SWOT, para avaliar o ambiente interno e externo, além de definir as diretrizes estratégicas de missão, visão e valores. Para a realização deste trabalho foram necessárias pesquisas bibliográfica e descritiva, buscando teorias, conceitos e métodos de elaboração e implantação do planejamento.

Link biblioteca:Não informado