Trabalho de Conclusão
Título:DESEMPENHO DO SISTEMA LAST PLANNER NO PLANEJAMENTO DE MÉDIO PRAZO EM OBRAS CIVIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CONSTRUTORA DO VALE DO SINOS
Aluno:CLÁUDIO FELIPE MOEHLECKE JACOBSEN
Semestre:2017/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Roberto Affonso Schilling
Avaliadores:Regina Canovas Teixeira, Ricardo Gazzana Schneider
Documentos:Nenhum
Palavras-chave:Construção civil, Last Planner, planejamento, controle da produção, planejamento de curto prazo, planejamento de médio prazo.
Resumo:

Os sistemas de planejamento e controle da produção (PCP) têm papel fundamental no desenvolvimento da indústria da construção civil, visando agregar qualidade, produtividade e rentabilidade (FORMOSO et al., 1999a). Uma vez que o sucesso dos empreendimentos está ligado diretamente ao planejamento e controle eficientes, a fim de se obter resultados satisfatórios, é necessária a utilização de ferramentas para a programação das atividades e redução de tarefas que não agregam valor. Desta forma, ao realizar um planejamento mais preciso, contabilizando-se os tempos de duração de cada atividade e os recursos necessários, pode-se prever se este atenderá aos prazos e custos previstos na concepção e orçamento do projeto, respectivamente (Mattos, 2010). A partir deste contexto, este trabalho visa a análise do sistema Last Planner (LPS) de gestão de projetos na construção civil, avaliando o desempenho do sistema de planejamento adotado em uma obra de uma construtora do Vale do Sinos. Em busca de melhores resultados na aplicação do sistema Last Planner (LPS), busca-se identificar os fatores que afetam o desempenho deste sistema de planejamento. Com a identificação destes fatores, a empresa poderá gerenciá-los de forma que estes se enquadrem nos requisitos de desempenho previstos no LPS, tornando-o mais eficiente e, consequentemente, diminuindo os custos do projeto. Para tanto se realizou a análise documental dos registros do sistema de planejamento e a observação não participante das reuniões de planejamento da obra estudada. Durante a pesquisa pode-se observar por meio da análise dos horizontes de planejamento de curto e médio prazo, que a empresa em estudo apresenta deficiências pontuais em seu sistema de planejamento. Também se pode apontar os fatores que atuam para a existência destas deficiências e suas possíveis causas. Propôs-se a análise destes fatores, assim como a realização de ações que contingenciem as suas causas apontadas como responsáveis e um melhor acompanhamento do índice PPC que atua como indicador de produtividade do planejamento de obras.

Link biblioteca:Não informado