Trabalho de Conclusão
Título:FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA EMPRESA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS FLEXÍVEIS
Aluno:VINÍCIUS D´AGOSTIN
Semestre:2017/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Marcello Noetzold Mafaldo
Avaliadores:Fábio Antônio Sartori Piran, Ricardo Gazzana Schneider
Documentos:Texto final TC2 (liberado apenas para a banca)
Palavras-chave:custos, formação de preço, embalagens plásticas
Resumo:

Diante da ampla concorrência do setor de produção de embalagens plásticas flexíveis, vê-se a necessidade de uma eficiente gestão na área de custos da empresa para a mesma se manter competitiva no mercado. A pesquisa tem como objeto de estudo uma empresa denominada Plásticos RS, localizada no Vale do Sinos e tem como objetivo identificar e analisar o método mais adequado de formação de preço para o objeto de estudo a fim de possibilitar os melhores ganhos para a empresa. Foram abordados temas sobre gestão estratégica de custos, seus conceitos, classificações e sistemas de custeio. Além disso, o estudo traz também como referencial teórico a formação do preço de venda, seus aspectos tributários e ferramentas utilizadas para precificação e análise dos resultados. A pesquisa reuniu dados provenientes dos setores produtivo, contábil e financeiro da Plásticos RS e desenvolveu uma ferramenta de formação do preço de venda para dois produtos da empresa. Os mesmos foram comparados com o praticado atualmente e notou-se uma distorção de 6,5% em um dos produtos e 9,5% no outro, prejudicando assim, a margem de lucro desejada pela empresa. Embora ambos não estejam causando prejuízos à Plásticos RS, a pesquisa foi encaminhada ao setor comercial para viabilizar a aceitação do reajuste aos clientes.

Link biblioteca:Não informado