Trabalho de Conclusão |
---|
Título: | CTF: Um Estudo teórico e prático para construção de conhecimento na área de segurança da informação |
Aluno: | Lucas Henrique de Moraes |
Semestre: | 2020/02 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Adriana Neves dos Reis |
Avaliadores: | Ricardo Ferreira de Oliveira, Vandersilvio da Silva |
Documentos: | Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 |
Palavras-chave: | CTF. Cibersegurança. Habilidades. Desenvolvimento. Competição. |
Resumo: | O tema de segurança da informação tem se tornado comum no dia-a-dia das pessoas, pois tanto em seus locais de trabalho onde grande parte das informações da organização estão armazenadas em um ambiente computacional quando em seus computadores e celulares onde utilizam diversos aplicativos para movimentações bancárias e trocar de mensagens. Nas organizações esse tema tem ganhada cada notoriedade, devido as informações serem consideradas como ativos de valor, que contribuem para alcançar seus objetivos e missões. Dentro desse ambiente surge a necessidade de profissionais na área de segurança de informação cada vez mais capacitados para lidar com os desafios que devem enfrentar diariamente, onde não basta somente o conhecimento teórico das técnicas de segurança da informação, sendo necessários treinamentos práticos. Dentro desse cenário é apresentado o CTF como ferramenta para contribuir na construção de conhecimento e habilidades, tendo em vista que as competições nesse âmbito instigam os participantes a buscar novas técnicas, contribuindo com o crescimento da área. Baseado nisso o presente trabalho visa estudar as principais técnicas utilizadas em CTF com o intuito de desenvolver habilidades relacionados ao conteúdo de segurança da informação. Dessa forma esse estudo é norteado pela seguinte questão de pesquisa: “Como auxiliar os profissionais no desenvolvimento de conhecimentos na área da segurança da informação através de práticas de CTF e técnicas relacionadas nesse contexto!”. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online