| Trabalho de Conclusão |
|---|
| Título: | ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO POR MEIO DE COMUNIDADES ON-LINE: uma proposta para a gestão do conhecimento no contexto da educação em computação |
| Aluno: | Laís De Negri Ribeiro |
| Semestre: | 2021/01 |
| Situação: | Concluido |
| Áreas de interesse: | Não informado |
| Orientador: | Patrícia Scherer Bassani |
| Avaliadores: | Adriana Neves dos Reis, Marta Rosecler Bez |
| Documentos: | Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 |
| Palavras-chave: | Educação em Computação. Gestão do Conhecimento. Comunidade de Aprendizagem. Comunidade de Prática. |
| Resumo: | A Educação em Computação vem se consolidando como área de pesquisa relevante no âmbito da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Este estudo envolve a área de Educação em Computação e tem como tema de pesquisa o contexto das comunidades de prática. Uma comunidade de prática consiste em um grupo de pessoas com preferências compartilhadas, que participam por meio de uma ferramenta de interação e cooperação recíproca. O objetivo do presente trabalho é compreender como os alunos dos cursos da área da Computação utilizam as comunidades de compartilhamento de conhecimento especializadas na área de tecnologia, a fim de elaborar uma proposta para integrar e fomentar a aprendizagem formal e não-formal no currículo acadêmico da área. A pesquisa se organiza por meio de uma metodologia qualitativa exploratória. Portanto, neste trabalho, foi desenvolvido um levantamento de cenário das comunidades de prática existentes focadas em tecnologias, juntamente com o cenário presente, dentro da universidade, para a criação de um modelo que articule essas comunidades e a Gestão do Conhecimento na área acadêmica. O processo de coleta de dados foi feito através de entrevistas com professores e alunos da Universidade Feevale, e a análise dos dados coletados foi realizada por meio do estudo de conteúdo. A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvido, então, o modelo para uso dessas comunidades no meio acadêmico. O modelo se organiza a partir de duas comunidades já existentes e consolidadas, GitHub e StackOverFlow, criando um ecossistema de interação entre as disciplinas, professores e acadêmicos. |
| Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online