Ciência da Computação

Trabalho de Conclusão
Título:JOGO EDUCATIVO COM TECNOLOGIAS MAKER
Aluno:GABRIEL BLANK STIFT MOUSQUER
Semestre:2023/02
Situação:Reprovado
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Sandra Teresinha Miorelli
Avaliadores:Debora Nice Ferrari Barbosa, Rodrigo Rafael Villarreal Goulart
Documentos:Anteprojeto (liberado apenas para a banca)
Palavras-chave:Scratch, maker, raspberry, jogo, logicando
Resumo:

O Movimento Maker é uma comunidade global de hobbistas, hackers, engenheiros, artistas e curiosos que criam projetos tecnológicos tanto para fins lúdicos quanto para sanar necessidades reais. A Universidade FEEVALE possui um projeto de extensão chamado Logicando que tem por objetivo estimular alunos do ensino fundamental a desenvolver o raciocínio lógico através de atividades Maker. Scratch é uma linguagem de programação visual com foco em acessibilidade e colaboração de ideias que vem sendo usada no ensino de ciências exatas para crianças. O Raspberry Pi é um computador portátil de baixo custo com conectividade WiFi e bluetooth e diversas portas de comunicação que, por aliar baixo custo e alto poder de conectividade, tornou-se popular na comunidade Maker. As versões recentes do Raspberry Pi vêm de fábrica com o Scracth instalado, o que torna o seu uso muito conveniente como uma ferramenta educativa. Este trabalho tem como objetivo explorar o uso de Scratch e Raspberry Pi para criar um jogo educativo a ser socializado com alunos atendidos pelo projeto Logicando.

Link biblioteca:Não informado

TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online