Trabalho de Conclusão |
---|
Título: | JOGO EDUCATIVO COM TECNOLOGIAS MAKER |
Aluno: | GABRIEL BLANK STIFT MOUSQUER |
Semestre: | 2023/02 |
Situação: | Reprovado |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Sandra Teresinha Miorelli |
Avaliadores: | Debora Nice Ferrari Barbosa, Rodrigo Rafael Villarreal Goulart |
Documentos: | Anteprojeto (liberado apenas para a banca) |
Palavras-chave: | Scratch, maker, raspberry, jogo, logicando |
Resumo: | O Movimento Maker é uma comunidade global de hobbistas, hackers, engenheiros, artistas e curiosos que criam projetos tecnológicos tanto para fins lúdicos quanto para sanar necessidades reais. A Universidade FEEVALE possui um projeto de extensão chamado Logicando que tem por objetivo estimular alunos do ensino fundamental a desenvolver o raciocínio lógico através de atividades Maker. Scratch é uma linguagem de programação visual com foco em acessibilidade e colaboração de ideias que vem sendo usada no ensino de ciências exatas para crianças. O Raspberry Pi é um computador portátil de baixo custo com conectividade WiFi e bluetooth e diversas portas de comunicação que, por aliar baixo custo e alto poder de conectividade, tornou-se popular na comunidade Maker. As versões recentes do Raspberry Pi vêm de fábrica com o Scracth instalado, o que torna o seu uso muito conveniente como uma ferramenta educativa. Este trabalho tem como objetivo explorar o uso de Scratch e Raspberry Pi para criar um jogo educativo a ser socializado com alunos atendidos pelo projeto Logicando. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online