| Trabalho de Conclusão |
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| Título: | ESTUDO EXPLORATÓRIO E COMPARATIVO DE FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS DO TIPO BLOCOS LÓGICOS (ARRASTAR E SOLTAR) |
| Aluno: | CARLOS RODRIGO SAFT |
| Semestre: | 2023/02 |
| Situação: | Concluido |
| Áreas de interesse: | Não informado |
| Orientador: | Sandra Teresinha Miorelli |
| Avaliadores: | Debora Nice Ferrari Barbosa, Rodrigo Rafael Villarreal Goulart |
| Documentos: | Texto final TC2 (liberado apenas para a banca) |
| Palavras-chave: | Pensamento Computacional. Blocos Lógicos para programação |
| Resumo: | Este trabalho visa conhecer os projetos relacionados a educação no ensino básico, mais diretamente aqueles focados ao ensino de conteúdo relacionado a Ciência da Computação, que utilizam técnicas como a baixa necessidade de conhecimento em lógica de programação para construção de aplicativos com intenção de promover o pensamento computacional. Através deste estudo procurou-se conhecer ferramentas e projetos que fazem uso de blocos lógicos que se utilizam da técnica de arrastar e soltar, tanto para a construção da interface quanto da lógica para a construção de aplicativos, veremos alguns projetos educacionais que utilizam destas ferramentas como o projeto Logicando da Feevale e Letramento em Programação do instituto Ayrton Senna, estudaremos os principais aplicativos do mercado que utilizam ferramentas de blocos lógicos como o App Inventor do MIT e o App Lab da fundação Code.org, veremos suas diferenças e faremos uma análise de uso destas aplicações, por último veremos algumas ferramentas comerciais hoje que estão sendo utilizadas por empresas com o intuito de otimizar o desenvolvimento utilizando Low Code e No Code. |
| Link biblioteca: | Não informado |
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