Trabalho de Conclusão |
---|
Título: | APRENDIZADO INTERATIVO: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM MVP DE UMA FERRAMENTA DE AUTORIA VISUAL INSPIRADA EM ÁLBUNS DE FIGURINHAS |
Aluno: | WESLEY KÄFER RÜCHEL |
Semestre: | 2024/02 |
Situação: | TC II |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Marta Rosecler Bez |
Avaliadores: | Patrícia Scherer Bassani, Sandra Teresinha Miorelli |
Documentos: | Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 (liberado apenas para a banca) |
Palavras-chave: | Ferramenta de autoria; Software de autoria; Ambiente virtual de aprendizagem; Aprendizagem multidisciplinar; Álbum de figurinhas |
Resumo: | Este trabalho propõe o desenvolvimento e validação de um Minimum Viable Product (MVP) ou Produto Mínimo Viável de uma ferramenta de autoria multidisciplinar. Essa ferramenta, com características visuais semelhantes a um álbum de figurinhas, visa estimular a aprendizagem de forma lúdica, podendo ser utilizada, além dos ambientes de ensino tradicionais. A ferramenta proposta tem como intuito desafiar os usuários a associar imagens a tópicos descritivos, proporcionando uma experiência de aprendizado interativa. A metodologia utilizada envolveu pesquisa bibliográfica para embasar teoricamente a construção da ferramenta, além da aplicação do modelo de design ADDIE, o qual guiou as etapas do projeto desde a análise das necessidades até a fase de avaliação. A prototipação e o desenvolvimento empregaram práticas da engenharia de software. Os resultados da avaliação indicaram um bom nível de aceitação quanto à aplicabilidade da ferramenta, com destaque para a facilidade de uso e contribuição para o desenvolvimento de habilidades como criatividade e resolução de problemas. A pesquisa demostrou que a ferramenta possui potencial para ser escalada e adaptada a diferentes contextos educacionais. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online