Trabalho de Conclusão |
---|
Título: | Proposta da Modelagem de Faces Virtuais baseadas em um Modelo 3D Genérico |
Aluno: | Marcelo Martini |
Semestre: | 2006/02 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Marta Rosecler Bez |
Avaliadores: | Alexandre de Oliveira Zamberlam, Rodrigo Rafael Villarreal Goulart |
Documentos: | Anteprojeto, Texto final TC1, Texto final TC2 |
Palavras-chave: | VRML, MPEG-4, Modelagem Facial, Faces. |
Resumo: | A face humana possui várias particularidades que nos permitem reconhecer uma pessoa entre outras, além de representar, através de suas expressões, o estado emocional de um indivíduo. Unida a essas características, a face ainda apresenta um formato muito irregular, dificultando a sua representação virtual. A modelagem facial está ligada à computação gráfica e a visualização científica, trabalha no desenvolvimento de objetos tridimensionais capazes de simular a face humana, bem como suas expressões, fala e outros movimentos característicos. Pode-se citar como aplicações desta área de estudos a interação homem-máquina, videoconferência, indústria cinematográfica, sistemas de segurança, etc. Através do padrão MPEG-4, são determinadas as coordenadas dos pontos de controle que identificam as características da face. A linguagem VRML (Virtual Reality Modelling Language) é utilizada para a criação do ambiente virtual onde, sobre um modelo (malha de polígonos) é colada a textura, fontes de luz e superfícies provenientes das imagens originais. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo propor a modelagem virtual de uma face humana, a partir de uma estrutura 3D genérica, buscando o realismo através do mapeamento e aplicação de texturas obtidas das imagens reais. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online