Trabalho de Conclusão de Curso |
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Título: | IMAGINE: JOGO PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Aluno: | TIAGO AHLERT WEIRICH |
Semestre: | 2017/02 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Marshal Becon Lauzer |
Avaliadores: | Jacinta Sidegum Renner, Juan Felipe Almada |
Documentos: | Plano de Tcc (liberado apenas para a banca), Relatório Final Tcc1 |
Palavras-chave: | Design Universal, Pessoa com deficiência visual, Jogo, Brinquedo, Montar, Peças, Inclusão, Inserção, Integração, Lazer, Entretenimento, Acessibilidade, Percepção, Tátil, Intuitivo |
Resumo: | A deficiência visual é a limitação que atinge o maior número de pessoas no Brasil, mas esse público ainda sofre com uma grande falta de acessibilidade em projetos de ambientes e produtos. No âmbito dos jogos e brinquedos, por exemplo, a maior parte das opções não possui acessibilidade para esse público. Ao mesmo tempo, uma pequena parcela se direciona especificamente para as pessoas com essa deficiência, desestimulando a inclusão e a integração dessas pessoas. Procurando encontrar soluções para esse contexto, esse projeto teve, como objetivo geral, o desenvolvimento de um jogo atrativo tanto para pessoas de visão normal, quanto para pessoas com deficiência visual, dentro da maior abrangência de público possível, gerando a inclusão e a valorização de pessoas com deficiência visual. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se de uma metodologia formada a partir das propostas de Merino e Löbach, com foco em Design de Produto, integrando conceitos e critérios propostos pelo Design Universal. Por meio da utilização do conceito da Inclusão Reversa, desenvolveu-se um jogo que desafia os participantes a se inserirem no contexto sem visão para a realização de uma atividade de lazer. Portanto, além de difundir ideias de acessibilidade, conforme propagado pelo Design Universal, o presente projeto propõe o desenvolvimento de jogos que, de uma maneira inconsciente, possibilitem uma melhor compreensão dessa limitação, difundindo o pensamento de colocar-se no lugar do próximo e estimulando a valorização das pessoas com deficiência visual. |
Link biblioteca: | Não informado |
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