Design

Trabalho de Conclusão de Curso
Título:MUDA: O Design de Serviço como convite a mudança para uma nova percepção acerca do desperdício de alimentos.
Aluno:SOFIA MINTEGUI KLENNER
Semestre:2017/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Juan Felipe Almada
Avaliadores:Bruna Ruschel Moreira, João Pedro Ornaghi de Aguiar
Documentos:Plano de Tcc (liberado apenas para a banca), Relatório Final Tcc1
Palavras-chave:Alimentação. Desperdício. Reaproveitamento. Mudança. Design para Sustentabilidade.
Resumo:

O cenário atual da vida moderna é fundamentado em um ritmo acelerado nunca antes visto, o que afeta aspectos importantes da vida humana, dentre eles a alimentação. Ainda que esta, seja uma das necessidades humanas mais básicas, segundo Carneiro (2003), perdeu prioridade na vida das pessoas, pela falta de tempo. De encontro a isso, a industrialização alimentícia e suas conveniências de praticidade no cotidiano das pessoas, aumentou a demanda por alimentos rápidos e industrializados. Estas, causam grande impacto nos hábitos alimentares, e distanciam as pessoas das práticas culinárias, assim como das práticas ambientais - da natureza. Em decorrência disso, a conexão com a terra, com o alimento e sua origem, como cozimento e preparo das refeições, perde-se progressivamente (POLLAN, 2016). Com a facilidade de obtenção dos alimentos e o desconhecimento de suas origens, o valor destes, passa a ser por vezes, irrelevante, causando desperdícios. Entretanto, em termos de sustentabilidade, o tipo de resíduo mais complexo para controle e aplicação da política dos “três R”, é o lixo orgânico, que também é considerado o maior (65%). Portanto, a pesquisa de caráter teórico-prático, organizada com a metodologia de Kumar (2013), objetiva uma mudança para uma nova percepção acerca do desperdício de alimentos, através do design de serviço. Conclui-se que através de entrevistas com nutricionistas e o público-alvo, foi possível identificar lacunas referentes a ofertas de serviços mais sustentáveis. Tornando possível a concepção da proposta de serviço através de modelo de negócio.

Link biblioteca:Não informado

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