Engenharia Química

Trabalho de Conclusão
Título:AVALIAÇÃO DA RECICLAGEM DE TAMPINHAS DE PP E EVA PÓS-CONSUMO PARA FABRICAÇÃO DE GUIAS PARA FERROVIAS
Aluno:Vanessa Xavier Dias
Semestre:2018/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Vanusca Dalosto Jahno
Avaliadores:Danielle Paula Martins, Fabrício Celso
Documentos:Nenhum
Palavras-chave:Guia para ferrovias. Plástico. Resíduo. Sustentabilidade.
Resumo:

O transporte ferroviário é considerado atualmente o mais ecológico e social. Além de transportar o maior número de pessoas e cargas, a construção das estradas de ferro causa menos impacto ambiental comparado a de rodovias, bem como as emissões de efeito de gases estufa. O uso de materiais alternativos na construção civil tem sido crescente e os resíduos plásticos são uma opção. Os resíduos plásticos descartados podem ser reciclados desde que preencham certos pré-requisitos. As pesquisas que visam à revalorização de resíduos como a fabricação de novos produtos que utilizem misturas, assumem grande valor econômico e ambiental. O uso de resíduos plásticos pós-consumo pode ser uma importante alternativa na fabricação de guias para as ferrovias, uma vez que a extração de minérios causa grandes danos ambientais e escassez de recursos naturais. O objetivo deste trabalho é a fabricação de guias para ferrovias a partir de plásticos pós-consumo, como tampinhas, resíduo este que possui resistência e versatilidade. A reciclagem do plástico possui fundamental importância para o meio ambiente, pois, desta forma, evitamos que este material seja destinado em aterros, na natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas. As tampas plásticas, por exemplo, são fabricadas, na sua maioria, com o Polipropileno (PP)eo vedante de Etileno Acetato de Vinila (EVA). O PP, polímero termoplástico, pode ser reciclado, pois não sofre alterações na sua estrutura química durante o aquecimento/amolecimento, portanto podem ser fundidos novamente após o resfriamento. Este trabalho visa suprir uma necessidade ambiental com um bem social, ou seja, evitando destinar o resíduo plástico reciclável para aterro ou em destinos incorretos e transformando em um material com custo menor para os as ferrovias. Foi realizada uma reciclagem mecânica dos resíduos plásticos pós-consumo e para tanto, foram formuladas misturas contendo os resíduos e polímeros virgens, que serviram como matriz para a incorporação dos resíduos, processando-se mecanicamente em moinho. Após, esses materiais foram submetidos aos processos de injeção a fim de se obter um protótipo de guia para a indústria ferroviária. Os resíduos, os polímeros virgens e os materiais reciclados após o processo de injeçãoforam caracterizados por ensaios de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Análise termogravimétrica (TGA), Espectroscopia vibracional na região do infravermelho (IV) e propriedades mecânicas na Universidade Feevale.

Link biblioteca:Não informado

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