Trabalho de Conclusão |
---|
Título: | Métricas de Qualidade para o desenvolvimento de Interfaces para Ambientes Colaborativos |
Aluno: | Eliane da Silva Ortiz |
Semestre: | 2010/01 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Patrícia Scherer Bassani |
Avaliadores: | Gilda Aparecida de Assis, Paulo Roberto Pasqualotti |
Documentos: | Anteprojeto, Texto final TC1, Texto final TC2 |
Palavras-chave: | aprendizagem colaborativa; acessibilidade; usabilidade; teste de software |
Resumo: | O setor educacional tem sido muito beneficiado com o advento da web 2.0, a partir do desenvolvimento de diferentes ferramentas que potencializam a aprendizagem coletiva. A aprendizagem coletiva ou cooperativa possibilita novas formas de interação no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na modalidade à distância. Nesta perspectiva, como garantir que o maior número possível de sujeitos consiga usufruir destas ferramentas? Questões como essa estão ampliando as discussões sobre acessibilidade e usabilidade de software e hardware. Sendo assim, esta pesquisa busca delinear uma proposta para a avaliação de interfaces de ambientes virtuais de aprendizagem colaborativos, que contemplem pessoas com diferentes necessidades sejam elas físicas e/ou cognitivas. Esta pesquisa parte de um estudo exploratório sobre os conceitos de acessibilidade, de usabilidade, de design da interação, de design universal e de experiência do usuário, buscando articulação com estudos da área de Sistemas de Informação referentes a requisitos de qualidade de um software e testes de softwares, a fim de propor métricas que possam balizar o desenvolvimento de interfaces mais acessíveis. A partir dos estudos realizados percebe-se a necessidade de estruturar um projeto de interfaces no qual os conceitos de usabilidade, acessibilidade e UX sejam articulados a fim de permitir a construção de interfaces para ambientes de aprendizagem colaborativa, que realmente atendam as necessidades dos diferentes públicos que vêm utilizando a Internet, como forma de socialização e acesso a educação. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online