Trabalho de Conclusão de Curso |
---|
Título: | Desenvolvimento de alternativas para cadeira de rodas infantil considerando o design emocional |
Aluno: | SUELEN MAIARA DOS REIS NASCIMENTO |
Semestre: | 2018/02 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Jacinta Sidegum Renner |
Avaliadores: | Eliane Fatima Manfio, Juan Felipe Almada |
Documentos: | Nenhum |
Palavras-chave: | criança com deficiência, cadeira de rodas, design, ergonomia. |
Resumo: | Poucos são os projetos de design relacionados à resolução de problemas da cadeira de rodas infantil, se comparado a projetos para cadeira de rodas para a população adulta. A partir disso, foi aqui proposto um projeto de pesquisa onde buscou-se avaliar a constituição, características e usabilidade da cadeira de rodas infantil. A pesquisa caracterizou-se como observacional descritiva, com análise qualitativa e teve como campo de estudo o Centro Integrado de Especialidades em Saúde – CIES, da Universidade Feevale, onde são realizados atendimentos fisioterapêuticos. O grupo de colaboradores foi constituído de 5 crianças usuárias de cadeira de rodas e/ou seus responsáveis. O problema inicial da pesquisa foi a possibilidade ou não de a partir da percepção das crianças usuárias de cadeiras de rodas e/ ou com mobilidade reduzida, desenvolver alternativas de melhorias com base no design emocional que possam auxiliar na inclusão social. Com base no problema, o principal objetivo estabelecido foi desenvolver alternativas para a cadeira de rodas infantil, considerando o design emocional. Após as entrevistas e a aplicação do questionário, buscou-se solucionar uma das maiores demandas encontradas a partir das análises macroergonômicas. Os resultados encontrados inicialmente nas entrevistas apontavam para a necessidade de alterações relacionadas principalmente a segurança da cadeira de rodas, mas ao aplicar os questionários, os mesmos indicaram os aspectos estéticos da cadeira de rodas como uma das principais demandas, seguido dos aspectos de segurança. Com base nos resultados, e a partir de mapa mentais e moodboards, criou-se uma capa para encosto, onde a criança pode desenhar, colar, pintar, sem limite para a criatividade. O download do molde da capa e o passo a passo pode ser feito no site desenvolvido, com a intenção de ter um baixo custo e um fácil acesso para que a maior quantidade de crianças possível consiga usufruir do produto. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online