| Trabalho de Conclusão de Curso |
|---|
| Título: | EXPOSIÇÃO ACESSÍVEL: A IMPORTÂNCIA DO DESIGN EM PROJETO EDUCATIVO DO MUSEU NACIONAL DO CALÇADO |
| Aluno: | ARIBERTO DE FARIAS BAUERMANN FILHO |
| Semestre: | 2020/01 |
| Situação: | Concluido |
| Áreas de interesse: | Não informado |
| Orientador: | Regina de Oliveira Heidrich |
| Avaliadores: | Jacinta Sidegum Renner, Marshal Becon Lauzer |
| Documentos: | Relatório Final Tcc2 (liberado apenas para a banca) |
| Palavras-chave: | Design; Museu; Acessibilidade; Projeto Educativo. |
| Resumo: | Este artigo apresenta a importância de projetos de design em museus, proporcionando a acessibilidade para pessoas com deficiência. O avanço da inclusão em Museus, têm transformado a maneira da construção de projetos de exposições acessíveis. O objetivo deste estudo é apresentar recursos promotores de acessibilidade no Museu Nacional do Calçado (MNC), concentrado na mostra intitulada História da Moda Acessível. Para isto, o trabalho aprofundou sua fundamentação teórica acerca de exposições acessíveis, Design Universal e Design Inclusivo. A metodologia adotada foi de natureza aplicada, com a análise qualitativa, os objetivos são de caráter explicativo, pois aprofundam o conhecimento da realidade com a utilização de levantamento teórico. Para complementar, é um estudo de caso. O diagnóstico revelou que a feitura do material educativo para pessoas com deficiência proporciona uma melhor fruição, autonomia e democratização de conhecimento do museu. Entretanto, é importante salientar que a pesquisa foi direcionada para um único museu, o que não pode ser generalizado para todos os outros, pois cada um apresenta suas próprias especificidades. Sugere-se que essa investigação, auxilie, como base para projetos de acessibilidade em museus como também a construção de futuras indagações da inclusão do diferente no design de exposições. |
| Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online