| Trabalho de Conclusão |
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| Título: | ESTUDO DE APLICAÇÃO DE AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA E BAIXA LIGA (ARBL) EM SUBSTITUIÇÃO A AÇOS CONVENCIONAIS EM UM CHASSI DE SEMIRREBOQUE RODOVIÁRIO |
| Aluno: | ANDREI AGUIRRE KOCH |
| Semestre: | 2019/02 |
| Situação: | TC II |
| Áreas de interesse: | Não informado |
| Orientador: | Anderson Braun |
| Avaliadores: | Claudia Trindade Oliveira, Josimar Souza Rosa |
| Documentos: | Nenhum |
| Palavras-chave: | chassi, MEF, Solidworks, BLAR |
| Resumo: | A engenharia é movida pela incessante busca pela eficiência. Novos processos de fabricação, de análise e materiais, por exemplo, são inseridos no mercado diariamente, levando os engenheiros a promover melhorias em todos os setores da indústria metal mecânica. O setor automotivo, desde a invenção do automóvel, busca melhora continua em todas as áreas da fabricação do veículo e uma delas é em relação aos materiais e o peso que eles acrescem ao mesmo. O presente trabalho identificou o superdimensionamento da estrutura de um chassi de semirreboque e procurou provar o que era pensado. Para isso, foi definido que a o objetivo principal é de analisar a aplicação de um aço de baixa liga e alta resistência (BLAR) em substituição ao aço estrutural utilizado no chassi. De modo a comprovar que a utilização de um aço de melhores propriedades mecânicas pode trazer benefícios ao chassi foi utilizada a análise por método dos elementos finitos (MEF), utilizando software Solidworks. Além dos resultados obtidos pelo Solidworks, foram utilizados cálculos estruturais de modo a comprovar os resultados gerados pelo mesmo, dando respaldo ao mesmo. Os resultados atingidos foram satisfatórios, pois comprovaram o superdimensionamento utilizado na estrutura, levando a conclusão de que, sim, a estrutura do chassi pode ser analisada novamente de modo a otimizar sua performance. |
| Link biblioteca: | Não informado |
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