Trabalho de Conclusão |
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Título: | ANÁLISE DE USABILIDADE DO SISTEMA SIACC |
Aluno: | Roger Jesse Rheinheimer |
Semestre: | 2015/01 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Marta Rosecler Bez |
Avaliadores: | Adriana Neves dos Reis, Debora Nice Ferrari Barbosa |
Documentos: | Nenhum |
Palavras-chave: | Usabilidade. Acessibilidade. Interação. Aprendizagem. SIACC. |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema o embasamento teórico e aplicação de uma metodologia de avaliação e análise de um simulador do tipo Paciente Virtual intitulado SIACC (Sistema Interdisciplinar de Analise de Casos Clínicos). Esta tecnologia está em uso na área de ensino em saúde, onde são simulados casos clínicos com pacientes fictícios ou reais. O estudo tem como problema a falta de uma maior aderência na utilização desta tecnologia no ambiente acadêmico e busca como meta propor melhorias visando a facilidade de uso, usabilidade e acessibilidade do sistema. O trabalho explora a hipótese de que, utilizando a estrutura para definições de processos de avaliação da ISO 14598 e os modelos de qualidade para produtos de software e métricas da série de normas ISO 9126 seja possível melhorar os aspectos acima citados. Para o modelo de qualidade para qualidade em uso são avaliados os itens eficácia, produtividade, segurança e satisfação. A principal característica avaliada foi a usabilidade, assim como foi considerado como um dos critérios de avaliação para os itens acessibilidade e design de interação do simulador. Para o presente trabalho utilizou-se uma metodologia de pesquisa baseada em um levantamento bibliográfico sobre as normas de qualidade e avaliação de software educacional para a área da saúde. Foram identificados, assim, instrumentos com o foco na avaliação de ferramentas de apoio à aprendizagem na saúde. A pesquisa teve participação de onze integrantes do grupo de pesquisa de computação para a saúde, dois funcionários de empresa privada do ramo de desenvolvimento e duas alunas de curso técnico em enfermagem. Nenhum dos participantes com conhecimento prévio no uso do simulador. Como resultado tem-se a proposta de melhorias para o simulador tanto nos aspectos de usabilidades, quanto de acessibilidades e de design de interação. Algumas das sugestões são referentes a disposição de botões, mensagens e quadros. Também, com base nos pareceres dos participantes na avaliação, são identificadas correções de funcionalidades existentes no simulador. Há a possibilidade de avaliar novas funcionalidades e possíveis melhorias no modelo de interação do simulador de paciente virtual. |
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