Trabalho de Conclusão |
---|
Título: | INVESTIGAÇÃO DO APRENDIZADO DE SEQUÊNCIA SERIAIS EM JOGOS DIGITAIS |
Aluno: | Eduardo Bokorny Adams |
Semestre: | 2015/02 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | João Batista Mossmann |
Avaliadores: | Marta Rosecler Bez, Paulo Ricardo Muniz Barros |
Documentos: | Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 |
Palavras-chave: | Aprendizado de sequências seriais. Funções Executivas. Cognição. Neurociência. Jogos Digitais. |
Resumo: | A execução de tarefas sequenciadas está fortemente ligada ao cotidiano das pessoas. Sendo possível identifica-la na digitação do teclado de um computador, criando sequências de ações ao volante ou mesmo tocando um instrumento musical. Pesquisas demonstram que é possível utilizar o aprendizado sequência como tarefa para o treinamento de funções executivas. Que são consideradas habilidades essenciais para a saúde física e mental, sucesso escolar e na vida além do desenvolvimento cognitivo, social e psicológico. Outra maneira possível para o treinamento das funções executivas é a utilização de jogos digitais. Sob este contexto, neste trabalho foi criado um protótipo de jogo digital que permita o treinamento da função executiva memória de trabalho. O jogo permite ao jogador interagir com uma sequência serial, enquanto seus tempos de reação são coletados para avaliação do progresso do usuário durante uma partida. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online