Sistemas de Informação

Trabalho de Conclusão
Título:MODELAGEM DE UM SISTEMA COLABORATIVO PARA COMPARTILHAMENTO DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
Aluno:Daniel da Rosa Dalanhol
Semestre:2016/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Patrícia Scherer Bassani
Avaliadores:Debora Nice Ferrari Barbosa, Paulo Roberto Pasqualotti
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2
Palavras-chave:Sistemas colaborativos. Atividades de aprendizagem. Colaboração na web.
Resumo:

O presente trabalho se insere na área de Sistemas Colaborativos e tem por objetivo propor um modelo de sistema colaborativo para compartilhar atividades de aprendizagem. O compartilhamento de atividades de aprendizagem está no centro dos estudos da área de Learning Design. O Learning Design (LD) é uma área de pesquisa que tem por objetivo tornar mais explícito o processo de concepção de atividades de aprendizagem com o uso de tecnologias, a partir de diretrizes para documentar, modelar e compartilhar estas atividades. As atividades de aprendizagem podem ser codificadas em diferentes formas de representação, entendidas como artefatos de mediação. Neste estudo, entende-se que existem diferentes ferramentas na web que podem ser utilizadas para o registro de atividades de aprendizagem, como editores de texto, blogs, ferramentas de mapas conceituais e outras. Entretanto, como reunir todos estes materiais desenvolvidos pelos professores e publicados em diferentes lugares na web? Normalmente o conteúdo produzido nessas ferramentas pode ser compartilhado publicamente na web, por meio de um link. Considerando o cenário apresentado, este estudo tem como objetivo propor um modelo conceitual de um sistema colaborativo que possibilite o compartilhamento de atividades de aprendizagem registradas pelos professores em diferentes aplicações web. Além disso, almeja-se que o mesmo seja capaz de prover um espaço de discussão entre os diferentes sujeitos, a fim de impulsionar atividades de aprendizagem com uso de tecnologias na sala de aula. A metodologia, de abordagem qualitativa foi baseada em Design Science Research, tratando inicialmente da identificação e conscientização do problema, revisão sistemática da literatura a respeito do tema, identificação e analise de artefatos similares, para então gerar uma proposta de solução. Resultados a partir da validação do modelo mostram que a proposta elaborada é viável e colabora para o compartilhamento de atividades de aprendizagem na web.

Link biblioteca:Não informado

TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online