Trabalho de Conclusão |
---|
Título: | MODELAGEM DE UM SISTEMA COLABORATIVO PARA COMPARTILHAMENTO DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM |
Aluno: | Daniel da Rosa Dalanhol |
Semestre: | 2016/01 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Patrícia Scherer Bassani |
Avaliadores: | Debora Nice Ferrari Barbosa, Paulo Roberto Pasqualotti |
Documentos: | Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 |
Palavras-chave: | Sistemas colaborativos. Atividades de aprendizagem. Colaboração na web. |
Resumo: | O presente trabalho se insere na área de Sistemas Colaborativos e tem por objetivo propor um modelo de sistema colaborativo para compartilhar atividades de aprendizagem. O compartilhamento de atividades de aprendizagem está no centro dos estudos da área de Learning Design. O Learning Design (LD) é uma área de pesquisa que tem por objetivo tornar mais explícito o processo de concepção de atividades de aprendizagem com o uso de tecnologias, a partir de diretrizes para documentar, modelar e compartilhar estas atividades. As atividades de aprendizagem podem ser codificadas em diferentes formas de representação, entendidas como artefatos de mediação. Neste estudo, entende-se que existem diferentes ferramentas na web que podem ser utilizadas para o registro de atividades de aprendizagem, como editores de texto, blogs, ferramentas de mapas conceituais e outras. Entretanto, como reunir todos estes materiais desenvolvidos pelos professores e publicados em diferentes lugares na web? Normalmente o conteúdo produzido nessas ferramentas pode ser compartilhado publicamente na web, por meio de um link. Considerando o cenário apresentado, este estudo tem como objetivo propor um modelo conceitual de um sistema colaborativo que possibilite o compartilhamento de atividades de aprendizagem registradas pelos professores em diferentes aplicações web. Além disso, almeja-se que o mesmo seja capaz de prover um espaço de discussão entre os diferentes sujeitos, a fim de impulsionar atividades de aprendizagem com uso de tecnologias na sala de aula. A metodologia, de abordagem qualitativa foi baseada em Design Science Research, tratando inicialmente da identificação e conscientização do problema, revisão sistemática da literatura a respeito do tema, identificação e analise de artefatos similares, para então gerar uma proposta de solução. Resultados a partir da validação do modelo mostram que a proposta elaborada é viável e colabora para o compartilhamento de atividades de aprendizagem na web. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online