Trabalho de Conclusão |
---|
Título: | DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA GAMIFICADA PARA O ENSINO DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS |
Aluno: | Jonata Daniel Becker |
Semestre: | 2018/02 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Marta Rosecler Bez |
Avaliadores: | Debora Nice Ferrari Barbosa, Gabriel da Silva Simões |
Documentos: | Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 |
Palavras-chave: | Processamento digital de imagens, aprendizagem, ensino, gamificação |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar o desenvolvimento de módulos para a ferramenta VISNode, visando uma ferramenta para o aporte ao ensino na área de processamento digital de imagens (PDI). O VISNode é uma ferramenta para prototipação de técnicas de PDI, que faz uso de nodos e suas conexões para representar técnicas e suas ligações. Foram utilizados conceitos de gamificação para incentivar os estudantes, também foram disponibilizados materiais teóricos para complementar o aprendizado. O que motiva a realização dessa pesquisa é a possibilidade de construir uma ferramenta que possa auxiliar estudantes de PDI a conhecer e entender melhor esta disciplina. A presente investigação busca responder a seguinte questão problematizadora: O uso de uma ferramenta de ensino, utilizando como base elementos da gamificação, contribui para o ensino da disciplina de Processamento Digital de Imagens? Considera-se a hipótese de que abordagens como gamificação podem auxiliar estudantes a se manterem motivados e envolvidos com o processo de aprendizagem, e que ferramentas para o ensino proporcionam um ambiente de simulação e prototipação, servindo como mecanismo para o estudante aplicar na prática aquilo que ele aprendeu na teoria. Foi optado pela metodologia de pesquisa científica de natureza quantitativa, do tipo exploratória, com origem de dados bibliográficos/documentais, com local de realização em campo sob o prisma epistemológico do \\textit{Design Science Research}. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários. O resultado obtido com essa pesquisa foi o desenvolvimento de uma ferramenta para o aporte ao ensino de PDI, muito bem avaliada pelos estudantes no decorrer de um semestre na disciplina de PDI. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online