Ciência da Computação

Trabalho de Conclusão
Título:GERADOR DE ARQUIVOS E CÓDIGO FONTE ABAP A PARTIR DE DIAGRAMA DE CLASSES UML DESENVOLVIDO EM PLANTUML
Aluno:MATHEUS FELIPE BALZ BASTIAN
Semestre:2023/01
Situação:TC I
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Adriana Neves dos Reis
Avaliadores:Juliano Varella de Carvalho, Sandra Teresinha Miorelli
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca)
Palavras-chave:UML. Arquitetura. PlantUML. Geração de código. ABAP.
Resumo:

Descrever a arquitetura de um código orientado a objetos de maneira clara e padronizada se torna cada vez mais necessário na área de desenvolvimento de software. Equipes de trabalho maiores e espalhadas pelo mundo, muitas vezes de forma remota devido a constantes mudanças na forma de trabalho, fazem com que o código, antes de ser escrito, tenha de ser bem elaborado e pensado previamente, o que justifica a padronização na modelação de diagramas que expressam os requisitos. Daí surge, por exemplo, a linguagem UML (Unified Modeling Language) para criação de diagramas de classe, sequência, atividade entre outros, que facilitam a descrição de uma arquitetura para os desenvolvedores que irão implementá-la. Uma vez criados os diagramas, o próximo passo é a criação dos arquivos fontes e código a ser escrito. Este passo, inicialmente, consiste na mera declaração de classes, interfaces e enumeradores contendo seus atributos e métodos, sem conter comportamento que implemente os requisitos. Criar arquivos de código fonte em uma plataforma SAP NetWeaver (plataforma que serve como fundação para diversas aplicações), assim como escrever o código dos objetos, demanda tempo e esta tarefa pode ser atrasada por eventuais instabilidades do servidor ou conexão com ele. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo a criação de uma ferramenta automatizada que gera o código fonte em ABAP (linguagem proprietária de alto nível da SAP utilizada na plataforma NetWeaver) contendo a declaração dos objetos e as classes de teste unitário a partir de um diagrama de classes no padrão UML. Sendo que a ferramenta utilizada para criação dos diagramas será a PlantUML, espera-se contribuir para a área de desenvolvimento de software com uma nova forma de gerar código fonte tendo como entrada um diagrama de classes: a partir da conversão direta de código PlantUML para ABAP ao invés do usual padrão XMI, uma vez que este não é suportado pela ferramenta, e investigar sua efetividade em cumprir com o objetivo de reduzir o tempo gasto com a criação dos arquivos fonte e com a escrita do código destes objetos.

Link biblioteca:Não informado

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