Ciência da Computação

Trabalho de Conclusão
Título:Identificação Automática de Produtos e Serviços de acordo com a Classificação Internacional de Produtos e Serviços
Aluno:JORGE SERILLO LAUXEN
Semestre:2023/01
Situação:Anteprojeto
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Juliano Varella de Carvalho
Avaliadores:Ricardo Ferreira de Oliveira, Rodrigo Rafael Villarreal Goulart
Documentos:Anteprojeto (liberado apenas para a banca)
Palavras-chave:Identificação Automática. Produtos. Serviços. Classificação Internacional de Produtos e Serviços. Elasticsearch. Kibana. Busca Fonética. Ontologias.
Resumo:

Atualmente, empresas com um grande número de produtos ou serviços podem ter dificuldade em classificar manualmente todas as suas atividades de acordo com a Classificação Internacional de Produtos e Serviços. Isso pode resultar em atrasos nos processos de análise de mercado, estatísticas de comércio e outros fins que exigem a classificação precisa dos produtos e serviços. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo implementar um sistema de identificação automático de produtos e atividades com base na busca fonética utilizando a ferramenta Elasticsearch em conjunto com o Kibana. A fonte de dados utilizada será a Classificação Internacional de Produtos e Serviços. Ela é usada em todo o mundo por governos, empresas e organizações para fins diversos, como por exemplo, estatísticas de comércio, análise de mercado, proteção de propriedade intelectual, entre outros. Criada pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), agência governamental brasileira responsável pela proteção da propriedade intelectual, ela busca classificar produtos e serviços de acordo com categorias predefinidas. A ideia é que, ao inserir uma palavra ou frase foneticamente semelhante à descrição de um produto ou serviço, o sistema seja capaz de identificar e sugerir possíveis correspondências. O Kibana será utilizado para a visualização dos resultados, permitindo uma análise mais completa e rápida das informações. Este protótipo será integrado ao sistema atual da empresa InovaPictor e utilizado em situações reais do seu cotidiano. Com esta implementação, espera-se uma melhoria significativa na eficiência e precisão da identificação de produtos e atividades em diversos setores, como comércio, indústria e serviços.

Link biblioteca:Não informado

TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online