Ciência da Computação

Trabalho de Conclusão
Título:RENDERIZAÇÃO DE APLICAÇÕES WEB: COMPARAÇÃO ENTRE ABORDAGENS CLIENT-SIDE E SERVER-SIDE
Aluno:BRUNO LESSA AZZI
Semestre:2024/01
Situação:TC II
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Ricardo Ferreira de Oliveira
Avaliadores:Marta Rosecler Bez, Paulo Ricardo Muniz Barros
Documentos:Anteprojeto (liberado apenas para a banca), Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 (liberado apenas para a banca)
Palavras-chave:Server-Side Rendering. Client-Side Rendering. Renderização de conteúdo no navegador. Javascript. Aplicações Web.
Resumo:

O crescente uso da internet e de aplicações web têm transformado radicalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Nos últimos anos, testemunhamos uma verdadeira revolução digital, onde a conectividade online se tornou uma parte essencial do nosso cotidiano. Uma característica muito notável desse fenômeno é a renderização de aplicações web. O método de renderização utilizado em uma aplicação web é uma escolha importante quando se está desenvolvendo um projeto. A renderização do conteúdo de uma página influencia diretamente na performance, escalabilidade, acessibilidade, experiência do usuário, dentre outras áreas. Os desenvolvedores devem analisar qual o objetivo principal da aplicação e entender qual o método que trará mais benefício para o projeto. Hoje em dia, as aplicações web desempenham uma função que vai além da simples apresentação de informações estáticas na tela. Portanto, a necessidade de tornar essas aplicações mais robustas, acessíveis e responsivas em todos os tipos de dispositivos está se tornando cada vez mais crucial. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar e avaliar os métodos Server-Side Rendering e Client-Side Rendering com o foco no desenvolvimento de aplicações web, apresentando suas diferenças e similaridades e casos de uso onde cada um traz mais benefícios.

Link biblioteca:Não informado

TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online