Ciência da Computação

Trabalho de Conclusão
Título:DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA PARA ANÁLISE TRIDIMENSIONAL DE MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Aluno:Eduardo Metz Johann
Semestre:2019/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:João Batista Mossmann
Avaliadores:Cíntia Ourique Monticelli, Marta Rosecler Bez
Documentos:Estão disponíveis para visualização somente os trabalhos cujos acadêmicos autorizaram a sua publicação
Palavras-chave:Computação Gráfica. Segmentação de Imagens. Engenharia Civil. Aderência de Materiais. Rugosidade.
Resumo:

A computação gráfica é uma área da ciência da computação que tem como um de seus objetivos a criação de modelos digitais tridimensionais (3D) que representam o objeto do mundo real. O avanço tecnológico dos equipamentos de escaneamento digital 3D permitiu verificações mais precisas em diversas áreas, uma vez que, a maior precisão e qualidade do modelo gerado proporcionam o aprimoramento de simulações, análises e mensurações. Na área da Engenharia Civil os engenheiros utilizam esta técnica para verificar as características micrométricas da rugosidade de substratos cerâmicos com a finalidade de analisar a sua aderência à revestimentos. Porém, as ferramentas utilizadas atualmente não dispõem de funcionalidades automáticas que realizem estas mensurações de rugosidade 3D, além disso, não possuem um gerenciamento organizado e classificado de experimentos já realizados. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta para efetuar a análise tridimensional da porosidade de materiais utilizados na construção civil.

Link biblioteca:Não informado

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